A voz dos surdos são as mãos

                                                        

A voz dos surdos são as mãos que pensam, sonham e expressam.
A Língua de Sinais envolve movimentos que podem parecer sem sentido para muitos, mas que significam a possibilidade de organizar as idéias, estruturar o pensamento e manifestar o significado da vida para os surdos.
Pensar sobre a surdez requer penetrar no mundo dos surdos e ouvir as mãos que com alguns movimentos nos dizem que é possível o contato.
Não é fácil para o surdo, assim como para os ouvintes, entenderem uma “cultura” diferente.
Para que não seja estrangeiro na cultura do outro, é necessário que se aceitem mutuamente e se respeitem como pessoas dignas.
Eles precisam de sua língua especial, a LIBRAS, que tem ritmo e vibração diferentes para se comunicarem. Os surdos são bilíngües. Para trabalhar com surdos, é preciso, antes de qualquer coisa, aprender.
É preciso entrar para a cultura, ir ao seu encontro, ouvir e entender seu silêncio, a sua língua, aceitá-lo e falar sua linguagem.
Uma forma mais radical para os processos é a Humanização e a construção de identidade surda, ás diferentes culturas, que levam o surdo, a constituir em sua própria identidade, dentro de sua própria cultura.

O governo e a sociedade discriminam o surdo, pela falta de comunicação total, a falta de informação, falta legenda de todos os canais da Mídia e outros..
Os surdos não podem ouvir, mas podem perfeitamente ouvir com os olhos e falar com as mãos que é a chave de uma boa comunicação...
È de grande importância os surdos se comunicarem através da Língua de sinais e de Orofacial...
Os surdos são pessoas que tem os mesmos direitos, os mesmos sentimentos, mesmos receios, mesmos sonhos, assim como todos nós..
As famílias que muitas vezes desprezam os surdos dando a eles total liberdade, assim faltando uma boa convivência, diálogo, confiança, que os levam a um mau caminho....
A fim de aprender a finalidade e o sentido da vida, é preciso amar a vida por si mesma que se aprende a viver melhor.
Os surdos fazem parte de uma nação...
Semeie mais amor, respeitar o SER...
Dar oportunidades iguais a todos...
Doces beijos no teu coração!
Therezinha Sant’ Anna

Nenhum comentário:

OBRIGADA PELA VISITA!!DEIXE SEU COMENTÁRIO!!